O uso de tecnologias digitais no contexto educacional tem revolucionado a maneira como a aprendizagem é abordada. A aprendizagem autorregulada é facilitada por essas ferramentas, permitindo que os estudantes planejem, monitorem e reflitam sobre seu progresso, além de compartilhar ideias e encontrar soluções criativas.
Usar tecnologias digitais para apoiar a aprendizagem autorregulada dos aprendentes, i.e., permitir que planeiem, monitorizem e reflitam sobre a sua própria aprendizagem, forneçam evidências de progresso, partilhem ideias e encontrem soluções criativas.
Aprendizagem Colaborativa
Permitir que os aprendentes usem tecnologias digitais enquanto parte de tarefas colaborativas, como meio de melhorar a comunicação, a colaboração e a criação colaborativa de conhecimento.
Usar tecnologias digitais para promover e melhorar a colaboração do aprendente.
Orientação
Experimentar e desenvolver novas formas e formatos para oferecer orientação e apoio.
Usar tecnologias digitais para proporcionar orientação e assistência oportuna e dirigida.
Usar tecnologias e serviços digitais para melhorar a interação com os aprendentes, individual e coletivamente, dentro e fora da sessão de aprendizagem.
Ensino
Experimentar e desenvolver novos formatos e métodos pedagógicos para o ensino.
Gerir e orquestrar adequadamente estratégias de ensino digital.
Planificar e implementar dispositivos e recursos digitais no processo de ensino, de modo a melhorar a eficácia das intervenções pedagógicas.