Kategoriak: All - preconceito - crítica - positivismo - liderança

arabera Marlene Santos 3 years ago

289

PARADIGMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL

A psicologia social passou por transformações significativas entre os anos 50 e 60, com uma forte ênfase em experimentos para estudar temas como liderança e preconceito. Durante esse período, a psicologia enfrentou críticas, especialmente em relação à sua capacidade de abordar problemas sociais graves como violência e injustiça social.

PARADIGMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL

Tópico flutuante

Compreensão do comportamento do indivíduo na sociedade através de causas internas. Psicologia social reduzida como uma das areas da psicologia.

No Brasil a psicologia social passou por uma crise na década de 1970 e em 1980 surge o Abrapso (Associação brasileira de Psicologia Social)

Psicologia social Crítica. Transformação social. Procura compreender e explicitar e guiar os meios pelos quais uma cultura psicológica é difundida e instituída, indo além do conhecimento acadêmico. Tem o saber psicológico como uma forma de entender, guiar e regular a vida humana.

ALUNA: MARLENE TERESINHA DOS SANTOS

DISCIPLINA : PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITÁRIA

PARADIGMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL

Pautada em cima de experimentos. Estudos: Liderança, preconceito, relação indivíduo.

Anos 50 - 60- força dos experimentos- como fazer psicologia? Quais as formas? Perspectivas na ciência.
Para Comte a sociedade deveria estar mais organizada por meio da natureza e a ciência usar os mesmos métodos da ciência natural,

Criar tipos de experiências. Os métodas eram concentrados no indivíduo, todos vistos individuais.

Anos 60- França e Inglaterra - basicamente nos Estados Unidos. Críticas à psicologia.

Os estudos não respondem mais aos graves problemas sociais (violência, injustiça social, preconceito, individualismo,) miséria etc. que acompanham a realidade de outros países. Emerge a psicologia social.

Críticas a psicologia social clássica. Críticas ao caráter ideológico e mantenedor de relações sociais injustas.

Liberal capitalista- ser humano único separado do outro. Cada um se vira por si só- concepção do ser humano, é visto como uma unidade independente do outro. Ele é capaz de se virar independente das estruturas sociais e scioeconômicas.

Surge o positivismo- Saber puro e desinteressado vem como uma reação ao paradigma da lei natural, tanto na sua versão religiosa, como na versão secular.

O Positivismo representou um amplo movimento do pensamento que dominou grande parte da cultura europeia (em suas manifes tações filosóficas, políticas, pedagógicas e literárias).

Libertaria o ser humano de uma natureza cega e dos abusos das classes dominantes.

Augusto Comte comparava sociedade e natureza. Lema "ordem e progresso". Por meio da ciência.

Sociedades divididas em momentos diferentes.

Sociedades menos avançada: senso comum-religiâo

Racionalidade, sem ciência.