Kategoriak: All - acessibilidade - aprendizagem - inteligência - funcionalidades

arabera Fernando Barreira da Silva 10 days ago

69

Projeto de Pesquisa Inteligência Artificial Potencializadora da Acessibilidade Digital para Alunos com TDAH: Análise de Funcionalidades e Formulação de Recomendações para a Integração com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

O foco da pesquisa é explorar como a Inteligência Artificial (IA) pode ser utilizada para melhorar a acessibilidade digital para alunos com TDAH em ambientes virtuais de aprendizagem.

Projeto de Pesquisa
Inteligência Artificial Potencializadora da Acessibilidade Digital para Alunos com TDAH: Análise de Funcionalidades e Formulação de Recomendações para a Integração com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Projeto de Pesquisa Inteligência Artificial Potencializadora da Acessibilidade Digital para Alunos com TDAH: Análise de Funcionalidades e Formulação de Recomendações para a Integração com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Design da pesquisa

Método de Pesquisa
Envolvem as formas de coleta, análise e interpretação de dados que os pesquisadores propõem para seus estudos
Estratégia de investigação (Procedimentos)
Abordagem Qualitativa (Dados tipicamente coletados no ambiente do participante)

Estudo de Caso (LMS Moodle)

Robert E. Stake (1995) The Art of Case Study Research É uma estratégia de investigação em que o pesquisador explora profundamente um programa, um evento, uma atividade, um processo ou um ou mais indivíduos. Os casos são relacionados pelo tempo e pela atividade, e os pesquisadores coletam informações detalhadas usando vários procedimentos de coleta de dados durante um período de tempo prolongado.

Concepção Filosófica
Reivindicatória/participativa (ou emancipatória)

De acordo com Creswell (2009) Uma pesquisa Reivindicatória contém uma agenda de ação para a reforma que pode mudar a vida dos participantes, as instituições nas quais os indivíduos trabalham ou vivem e a vida dos pesquisadores.

Ponto focal

Acessibilidade Digital no e-learning (LMS Moodle)
Incapability Theory

Seleção do Projeto

Publico alvo
Experiência Pessoal
PRÁTICAS RECOMENDADAS PARA A OFERTA DE RECURSOS DIGITAIS ACESSÍVEIS NO MOODLE_UM ESTUDO COM DUAS UNIDADES CURRICULARES DO ENSINO SUPERIOR

"Considerando que nem todas as necessidades ou preferências de acessibilidade são facilmente identificáveis ou declaradas pelos alunos e que nem sempre quando identificadas estão disponíveis ou são de conhecimento do professor, a adoção de boas práticas de acessibilidade na oferta de recursos digitais pode minimizar a incompatibilidade entre as necessidades ou preferências e a experiência de aprendizagem oferecida."

Natureza do Problema / Questão de pesquisa
Questão de Pesquisa (Problema da Pesquisa - Verificar cap 5 Creswell, J. W. (2009). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications)

De que forma a IA pode utilizar os perfis de alunos com necessidades específicas no Moodle para personalizar a apresentação e o formato dos conteúdos de aprendizagem, de modo a otimizar a sua acessibilidade e experiência de aprendizagem?

De que forma as funcionalidades de ferramentas de Inteligência Artificial externa podem potenciar a acessibilidade digital em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para alunos com TDAH, e que recomendações podem ser formuladas para uma integração eficaz dessas ferramentas?