Kategoriak: All - educação - história - socialização - esporte

arabera Kauã V 3 years ago

172

Vôlei

Incentivar a prática do vôlei desde a infância e adolescência é fundamental para combater o sedentarismo e a obesidade, além de fortalecer a autoestima dos jovens. No ambiente escolar, o vôlei é uma modalidade que deveria ser mais explorada, pois contribui significativamente para o desenvolvimento corporal, social e de trabalho em equipe.

Vôlei

Vôlei

Aspectos técnicos e táticos

é considerado um fator diferencial entre o sucesso e o insucesso no jogo de voleibol. Um bom desempenho neste fundamento, além de permitir a formação de contra-ataques bem como uma possível vantagem no placar da partida, também promove uma desestabilização emocional nos atacantes adversários.
Defesa
um recurso defensivo do voleibol que apresenta duas finalidades distintas: (1) interceptar diretamente o ataque adversário e (2) impedir que o ataque adversário seja direcionado para uma determinada região da quadra, favorecendo assim, o posicionamento da defesa.
Bloqueio
é aquele pelo qual se encerra a participação ofensiva da equipe em determinado rally, ou seja, é o último contato da equipe com a bola antes desta passar para a quadra adversária. A ação do ataque, na maioria das vezes, culmina no ponto decisivo de uma partida e, até mesmo, de um campeonato.
Ataque
é considerado o mais complexo do voleibol, pois este deixou de ser, há muito tempo, o simples gesto de erguer a bola na ponta.
Levantamento
é considerado fundamental para o sucesso na organização do ataque. Este fundamento pode ser executado com cinco, quatro, três ou até mesmo dois atletas, isto depende da categoria e nível de habilidade individual dos atletas.
Passe
É aquele pelo qual se inicia a partida de voleibol bem como cada rally do jogo. Este pode ser executado de várias maneiras: por baixo, por cima, flutuante, flutuante em suspensão e viagem
Saque
O voleibol é composto, na sua totalidade, de seis fundamentos básicos, que obedecem a uma seqüência lógica dentro do jogo.

Aspectos sociais

o ambiente escolar vemos que em algumas matrizes curriculares o voleibol é uma modalidade pouco trabalhada, sabendo que é um esporte importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, pois explora diversos movimentos corporais do aluno além de proporcionar a socialização e o trabalho em equipe entre eles.
Criar o hábito do trabalho em equipe, estimulando a disciplina e a organização, para a formação da cidadania tornando um dos mais propícios meios para a construção do conhecimento.
Incentivar os alunos desde a prática do esporte principalmente na infância e adolescência colabora para que o sedentarismo, a obesidade e outros problemas similares não aumentem e também, além de tudo, fortalecer a autoestima.

Aspectos históricos

O volley ball foi rapidamente ganhando novos adeptos, crescendo vertiginosamente no cenário mundial ao decorrer dos anos. Em 1900, o esporte chegou ao Canadá (primeiro país fora dos Estados Unidos), sendo posteriormente desenvolvido em outros países, como na China, Japão (1908), Filipinas (1910), México entre outros países europeus, asiáticos, africanos e sul americanos.
O primeiro campeonato sul-americano foi patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio da Federação Carioca de Volley Ball e aconteceu no ginásio do Fluminense, no Rio, entre 12 e 22 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.
O primeiro campeonato mundial foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia.
A primeira quadra de Voleibol tinha as seguintes medidas: 15,24m de comprimento por 7,62m de largura. A rede tinha a largura de 0,61m. O comprimento era de 8,235m, sendo a altura de 1,98m (do chão ao bordo superior). A bola era feita de uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferência de 63,7 a 68,6 cm e seu peso era de 252 a 336g.
o esporte da moda era o basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera um rápida difusão. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.
O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar um dos maiores do mundo foi mintonette.

Regras

Se houver empate nos sets (2x2) o 5º set será decisivo.
Ganha a equipe que vencer três sets;
Após o saque, a equipe só pode tocar três vezes na bola;
Em caso de empate no set no final (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25, etc.);
Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos;
Não existe tempo pré-determinado para cada set;
Uma partida é constituída de 5 sets;
Cada equipe possui um técnico;

Aspectos relacionados à saúde

Alivia o estresse, pela adrenalina da competição.
Auxilia na perda de peso, como todas as atividades físicas.
Fortalece o corpo, estimula os membros superiores e inferiores, aumentando a flexibilidade e a coordenação motora.
Melhora as capacidades cardiorrespiratórias.
Melhora a cognição, porque necessita ter a percepção rápida da jogada.
Estimula a sinapse dos neurônios, pois precisa estudar a jogada, o adversário, o time.