Categorie: Tutti - sujeito

da Clara Amorim mancano 3 anni

1042

Termos Essenciais Da Oração

O texto discute os diferentes tipos de sujeito na língua portuguesa, explicando suas características e fornecendo exemplos para cada categoria. O sujeito simples é aquele com um único núcleo, enquanto o sujeito composto apresenta dois ou mais núcleos.

Termos Essenciais Da Oração

Aluna: Ana Clara Amorim Freire 2 ano EM - Colégio Favo Professora: Elane

Exemplos: -Considerou a caminhada agradável (núcleos: considerou, agradável) -Lucas chegou cansado (núcles: chegou, cansado)

PREDICADO VERBO-NOMINAL Ao mesmo tempo que indica ação do sujeito, esse tipo de predicado informa sua qualidade ou estado, sendo constituído por dois núcleos: um nome e um verbo.Nesse caso, há presença de predicativo do sujeito ou predicativo do objeto (complementa o objeto direto ou indireto, atribuindo-lhes uma característica).

Exemplos: -Marina está feliz (núcleo: feliz) -O pôr-do-sol é lindo (núcleo: lindo) -Lara continua triste (núcleo: triste)

PREDICADO NOMINAL Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade). Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo).

Exemplos: -Sarah correu semana passada (núcleo: correu) -Elescaminharam muito hoje (núcleo; caminharam)

PREDICADO VERBAL O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação.

Tipos de Predicado

O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele.

Exemplos: -Choveu o dia todo -Faz quatro anos que trabalho nesta escola -Na minha escola houve um caso parecido

SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO SEM SUJEITO O sujeito inexistente ocorre no que chamamos de oração sem sujeito, e é acompanhado por um verbo impessoal. Verbos impessoais não são acompanhados por sujeitos e podem indicar: fenômenos da natureza (chover, nevar, fazer frio, fazer calor etc.); tempo decorrido (ser, fazer, etc.) e existência ou acontecimento de algo (haver).

Exemplos: -Estão cantando na praça desde ontem. -Precisa-se de tradutor -Era proibido comer naquela sala

SUJEITO INDETERMINADO É aquele que faz referência a alguém, mas não o identifica.Esse tipo de sujeito geralmente é acompanhado de verbos flexionados na terceira pessoa do plural, ou de verbos flexionados na terceira pessoa do singular, acompanhados da partícula -se.

Exemplos: -Eles estudaram muito para a prova. (simples) -Os alunos e os professores foram ao museu. (composto) -Gosto de estudar nos finais de semana. (oculto)

SUJEITO DETERMINADO É aquele que pode ser identificado. Os sujeitos simples, compostos ou ocultos são sujeitos determinados.

Exemplos: -Fui atencioso com ela -Fazemos entregas fora da cidade

SUJEITO OCULTO/DESINENCIAL O sujeito oculto/desinencial é aquele que não aparece na frase de forma explícita. Podemos dizer que sabemos que ele está ali, mas não conseguimos vê-lo.

Exemplos: -A professora e os alunos chegaram -Ler e escrever é o que mais gosta de fazer

SUJEITO COMPOSTO Quando o verbo principal de uma frase faz referência a dois ou mais núcleos do sujeito, temos um sujeito composto.

Exemplos: -Fernanda comprou uma boneca -Os professores entraram de férias

SUJEITO SIMPLES Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples.

Tipos de Sujeito

Termos Essenciais Da Oração

Sujeito

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Toda oração é formada por termos chamados essenciais, o sujeito e o predicado. Eles são chamados essenciais porque dão origem ao modo básico de uma oração, ou seja, eles precisam existir. O sujeito pode se ausentar em alguns casos, mas o predicado é sempre obrigatório.

Predicado