Categories: All - habitat - desmatamento - agricultura - impactos

by Luana mais conhecida por nada 3 years ago

209

𝓲𝓶𝓹𝓪𝓬𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓸𝓬𝓲𝓸𝓪𝓶𝓫𝓲𝓮𝓷𝓽𝓪𝓲𝓼

A degradação ambiental, especialmente por desmatamento e queimadas, tem consequências devastadoras. O desmatamento, que ocorre para obtenção de materiais, extração vegetal e expansão de terrenos para agricultura, indústrias e mineração, resulta em perda de habitat para animais, redução na produção de oxigênio e um ambiente menos saudável.

𝓲𝓶𝓹𝓪𝓬𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓸𝓬𝓲𝓸𝓪𝓶𝓫𝓲𝓮𝓷𝓽𝓪𝓲𝓼

poluição do ar, solo e água.

água

na água, normalmente acontece por causa do descarte de lixo e toxinas nos rios, eles chegam ao oceano intoxicando milhares de seres marinhos e o próprio mar.

ar

os principais impactos são a diminuição da camada de ozônio, afeta no clima local e também a agua
a poluição do ar vem de industrias, carros, queimadas, e a semelhança entre eles é a liberação de gás carbônico na atmosfera.

solo

o brasileiro produz 1,5 por semana, esse lixo vai para todos os lugares, alguns vão para os rios, alguns para as matas, alguns vão para o lixão e demoram anos paa se decompor e alguns vão pra reciclagem

descarte inapropriado de resíduos

o lixo é descartado em vários lugares que não pode, como exemplo nos rios/mares, florestas, terrenos baldios, esgotos, rua e muitos outros lugares. mas no fim todos causam danos ao mundo

os impactos estão juntamente com desmatamento e a queimada, diminui a vegetação, causa morte de muitas espécies de animas, intoxicação do solo. e muitos problemas envolvidos com o efeito borboleta.

bom, falado bem a verdade as pessoas jogam lixo em lugares que não podem por nada mesmo, não tem um motivo em especifico. Mas as vezes a justificativa é por não ter coleta de lixo, não ter nenhuma lixeira, mas cai entre nós o estado poderia muito bem cuidar desse tipo de situação.

𝓲𝓶𝓹𝓪𝓬𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓸𝓬𝓲𝓸𝓪𝓶𝓫𝓲𝓮𝓷𝓽𝓪𝓲𝓼

desmatamento

os impactos são muitos, como tudo na vida existe o efeito borboleta, um erro no presente resultado no futuro. Dependendo da forma que for feito pode acontecer mais problemas ou não, mas independente disso é certo que menos arvores, menos habitat para animais, menos produção de oxigênio, menos possibilitasão de uma vida saudável.
há florestas que é permitido o corte de arvores, claro que são arvores especialmente pra isso. Já arvores nativas é um crime corta-las mas nem isso impede pessoas mal intencionadas.
naturalmente isso não acontece, casos como a caida de arvores mas não é considerado desmatamento.
o desmatamento normalmente ocorre por busca de materiais, extração vegetal, mas também por terreno para as mais diversas coisas, como agricultura, industrias, mineração.

exploração de recursos naturais

a extração de recursos naturais seja mineral, animal ou vegetal destrói parte do ambiente e desde que seja reposto não faz tanto mal, porém com o excesso dessa ação e sem a recomposição, acaba aumento muito o resuktado fazendo assim um desiuilibrado

𝕢𝕦𝕖𝕚𝕞𝕒𝕕𝕒

as consequências são muitas pois pode acontecer o efeito dominó. Por exemplo: uma pessoa causa uma queimada, primeiramente causa uma grande fumaça que aumenta o efeito estufa, a fumaça também causa intoxicação nos animais e nos humanos. Depois causa diminuição das florestas ou seja também diminui a fauna e a flora. com isso a queimada dependo de onde ela esta pode chegar a urbanização e as consequências chegam para nós novamente. O efeito dominó, com a diminuição da flora e da fauna, perdemos espécies de animais e plantas, com a perda em massa das arvores acaba também subtraindo a quantidade de oxigênio produzido. entre muitos outros problemas que processem da queimada
Subtópico
Principais lugares onde ocorrem queimadas é onde é mia seco, pouco úmido, mas no caso artificial qualquer lugar pode acontecer queimadas, claro que clima ajuda.
além de queimadas naturais tem as que são provocadas pelos humanos. Normalmente são criminosas, são ciadas com objetivos de expansão de terreno, coleta de recursos e caça. porém nenhum motivo justifica tal ato criminoso.
as queimadas tem causas naturais como as secas as quedas de trovoes e a baixa umidade, que acontecem nos climas semiáridos e áridos.