As boas práticas de manipulação são essenciais para assegurar a qualidade e a segurança dos alimentos. Primeiro, é crucial estar atento aos prazos de validade e ao acondicionamento correto dos ingredientes, tanto fora quanto dentro da geladeira, observando sempre o odor e a consistência.
Os checks-list devem ser realizados mensalmente de preferência, quando encontrada alguma anormalidade (Não conformidade), já ser tomada as ações necessárias, garantindo a segurança e higiene dos alimentos e em geral.
Outro procedimento a ser realizado é o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), auxiliando continuamente os processos das atividades em melhorias continuas.
REGISTROS E DOCUMENTAÇÕES
Em qualquer serviço de alimentação, deve possuir o BPM e POP, treinamentos e registros aos responsáveis pelas atividades, e estar disponiveis à autoridades da vigilância sanitária, quando solicitado.
CONTROLE DE PRAGAS
As dedetização e desratização devem ser feita dentro dos prazo estipulados, para manter o ambiente controlado contra roedores e insetos, após estes procedimentos é fundamental a higienização do ambiente.
ARMAZENAMENTO
Ingredientes
Produtos de Limpeza
Estar atento aos prazos de validade
de cada produto, visando também a forma de acondicionamento do alimento fora ou em geladeira, observando o odor e a consistência. Deve-se manter produtos de limpeza em outro ambiente, o cheiro pode comprometer os alimentos, sem falar de possíveis vazamentos.
INSTALAÇÕES
Meio Ambiente (interno e externo)
Importante manter limpo o ambiente interno, bancadas, panelas, utensílios em geral, e como telas em janelas e cortina de ar acima da porta, contra entrada de mosquitos e insetos voadores.
Na área externa realizar periodicamente limpeza nas caixas de gorduras, caixa d'agua e ralos, deposito de lixo, fundamental manter sempre em boas condições.
PESSOAL
- Homens de barba aparada
- Lavar as mãos antes e durante a manipulação (frenquente)
- Não usar adornos
- Unhas curtas sem esmalte ou base
- Não utilizar maquiagem
- EPIs na cor clara
É fundamental a higienização pessoal de cada um, pois garante boa apresentação e cuidados necessários durante a manipulação de alimentos. evitando a contaminação em geral. Também treinar, orientar os funcionários e demais envolvidos das boas praticas no processo, para assim garantir o resultado final.