av Larissa Pereira 2 år siden
97
Mer som dette
TRASNMIGRAÇÃO/ DIAPEDESE
Processo ativado pela histamina, fator de necrose tumoral, selectinas e integrinas Rompimento temporário e reversível do complexo VE-caderina, presente (nas células endoteliais pela ação de quinases), as células migram ao gradiente quimiotático, acumulando-se no sítio extravascular. Estando no tecido, os mediadores químicos sinalizam a localização da lesão/inflamação ou microorganismo patogênico.
Enfim no local da inflamação os leucócitos (monócitos e neutrófilos), são ativados para realizarem suas funções: 1. Reconhecimento dos agentes agressores, 2. Ativam leucócitos para fagocitose e destroem agentes agressores.
ADESÃO
Integrinas modificadas para o estado de alta afinidade, pela ativação de quimiocinas (TNF, IL- e IL-17). Liberadas por células teciduais e de defesas. Quimiocinas encontram seus receptores nos leucócitos em rolamento: ativação das integrinas. Integrina se ligam aos seus receptores, o que estimulam alterações no citoesqueleto.
ROLAMENTO
Adesão de baixa afinidade que são mediadas pela P- selectina, E- selectina e L-selectina. O leucócito rola ao longo da superfície endotelial.
Leucócitos aumentados em relação a hemácia. Células brancas saem do eixo central e vão para a periferia do vaso, se aproximando do endotélio.
Extravasamento celular: Oriundo do aumento da pressão hidrostática ou redução da pressão osmótica: extravasamento celular. Ocorre migração dos leucócitos do lúmen para interstício.
Aumento da pressão hidrostática e queda da pressão osmótica resulta na formação de transudato.
Ocorre após a vasodilatação.
Essa fase gera formação de exsudato, edema e acúmulo de sangue, pela perda de líquido. Isso facilita a pavimentação leucocitária.