Como utilizar a análise SWOT na gestão estratégica

Compreender as implicações da sua análise SWOT e identificar os passos estratégicos que irão minimizar os pontos fracos, minimizar as ameaças, maximizar os pontos fortes e maximizar as oportunidades.

Palavras-chave: Análise SWOT, análise da organização, pontos fortes da organização, oportunidades da organização, pontos fracos da organização, ameaças da organização, planeamento estratégico

Como utilizar a análise SWOT na gestão estratégica? Comece por escrever o nome da empresa que é objeto da sua análise. Identifique os pontos fortes e fracos internos, como as pessoas, as suas competências, o equipamento, a reputação da marca e as parcerias, e as oportunidades e ameaças externas, como as tendências sociais, as novas tecnologias ou os concorrentes fortes, e classifique-os de acordo com a importância que têm para a empresa.

Examine e analise os pontos fortes e elabore uma estratégia de crescimento que lhe permita atingir um nível de controlo do mercado superior ao atual.

Em seguida, avalie os pontos fortes e compare-os com as ameaças para encontrar uma boa estratégia de consolidação que ajude a integrar todos os factores necessários para o bom funcionamento da sua empresa.

Aplique o mesmo método aos pontos fracos que identificou: avalie-os em função das oportunidades para estabelecer algumas estratégias de contenção e reveja-os em função das ameaças para encontrar estratégias de sobrevivência, como a melhoria da satisfação dos clientes.

À medida que as prioridades e as tendências do mercado mudam, pode sempre voltar a consultar este modelo de mapa mental para modificar os elementos SWOT e refletir sobre outras estratégias.

Para onde ir a seguir?

Para onde vamos a seguir?

Agora que completou a sua análise SWOT e a sua estratégia, o que fazer a seguir?

Nome da organização

Introduza o nome da sua organização

Introduza a organização ou a área que é objeto desta análise. Poderá ser útil acrescentar a data para referência, de modo a poder rever as alterações numa data posterior.

Estratégias de crescimento (SO)

Estratégia de crescimento

Adicionar uma estratégia de crescimento

Reveja cada um dos pontos fortes mais bem classificados da sua organização'''.


Por exemplo, se o seu produto tem um bom desempenho e a nova legislação vai levantar questões sobre os produtos da concorrência, pode maximizar esta situação dando prioridade ao desempenho do seu próprio produto.

Estratégias de consolidação (ST)

Estratégia de consolidação

Adicionar uma estratégia de consolidação

Reveja cada um dos pontos fortes mais bem classificados que a sua organização enfrenta e compare-os com cada uma das ameaças mais bem classificadas.


Por exemplo, se tem conhecimentos especializados reconhecidos que lhe dão uma vantagem, mas existe uma ameaça de que as novas tecnologias possam diminuir o seu mercado, então faria sentido desenvolver o mesmo nível de conhecimentos especializados em novas tecnologias.

Estratégias de contenção (WO)

Estratégia de confinamento

Adicionar uma estratégia de contenção

Reveja cada uma das 'fraquezas' mais bem classificadas que a sua organização enfrenta e compare-as com cada uma das 'oportunidades' mais bem classificadas.


Por exemplo, se existe uma procura não satisfeita no mercado, mas o seu equipamento de produção é antigo e lento, então não pode tirar partido desta oportunidade. Uma estratégia de contenção' seria melhorar a capacidade com equipamento mais recente.

Estratégias de sobrevivência (WT)

Estratégia de sobrevivência

Adicionar uma estratégia de sobrevivência

Reveja cada uma das 'fraquezas' mais bem classificadas que a sua organização enfrenta e compare-as com cada uma das 'ameaças' mais bem classificadas.


Por exemplo, se um concorrente forte for uma ameaça e os clientes insatisfeitos forem um ponto fraco, então os seus clientes podem simplesmente mudar-se para o seu concorrente. Uma estratégia de sobrevivência seria trabalhar para melhorar a satisfação do cliente.

Externo

Ameaças
Ameaça

Adicionar uma ameaça externa que possa afetar negativamente a sua organização.

Os exemplos incluem concorrentes fortes, tendências negativas do mercado, tecnologias que se tornam obsoletas, novas tecnologias disruptivas.

Classifique a importância desta ameaça:

  1. Crítico - pode afetar a sobrevivência da organização
  2. Grave - perturbaria as operações e exigiria recuperação
  3. Menor - causaria alguns problemas com os quais podemos lidar ou aos quais nos podemos adaptar
Oportunidades
Oportunidade

Acrescente uma oportunidade externa da qual possa tirar partido.
Os exemplos incluem tendências sociais ou empresariais, modas, alterações na legislação, novas tecnologias, inovações, concorrentes fracos.

Classifique a importância desta oportunidade clicando num dos ícones abaixo:

  1. Estratégico- o sucesso aqui levaria a organização para mais perto dos seus objectivos
  2. Possível - poderíamos fazer isto, mas seria uma direção diferente
  3. Talvez - podemos fazer isto se não encontrarmos mais nada

Interno

Pontos fracos
Fraqueza

Adicionar uma fraqueza interna que esteja a afetar negativamente o sucesso.

Exemplos: falta de pessoal, falta de competências, equipamento não fiável ou ineficaz, clientes insatisfeitos, pessoal insatisfeito, prazos não cumpridos.

Classifique a importância deste ponto fraco clicando num dos ícones abaixo:

  1. 'Crítico': causa regularmente problemas reais
  2. Sobrevivente encontramos formas de o contornar
  3. Minor seria bom se o arranjássemos
Pontos fortes
Força

Adicionar uma força interna

Exemplos: boas pessoas, competências, localização, tecnologia, equipamento, conhecimentos especializados, reputação da marca, capacidades comprovadas, recursos financeiros, parcerias.

Classifique a importância deste ponto forte clicando num dos ícones abaixo:

  1. 'Crítico' não poderia funcionar sem ele
  2. Útil faz com que as coisas corram melhor
  3. Bónus é bom ter, mas podia continuar sem ele
Como utilizar a análise SWOT na gestão estratégica

Zergatik erabili Mindomo buru-mapa txantiloia?

Buru-mapenek ideiak egiten laguntzen dute, kontzeptuen arteko harremanak ezartzen, ideiak antolatzen eta sortzen.

Hala ere, buru-mapen txantiloiak hasteko modu errazagoa eskaintzen dute, irakasgai zehatz bati buruzko informazioa duten markoak baitira jarraibide orientatzaileak. Funtsean, buru-mapen txantiloiak irakasgai zehatz baten elementu guztiak batzen dituen egitura bermatzen du eta zure buru-mapa pertsonalerako abiapuntu gisa balio du. Gai jakin bati buruzko mapa mentala sortzeko irtenbide praktikoa emateko baliabideak dira, bai negozioetarako, bai hezkuntzarako.

Mindomok esfortzurik gabe funtzionatzeko eta pentsatzeko aukera ematen duten buru-mapen txantiloi adimendunak eskaintzen dizkizu.

Txantiloi batek hainbat funtzionalitate ditu:

Gai deskribatzaileak

Hondoko testua duten gaiak

Adar lehenetsia

Txantiloiaren datuak kentzea

Mindomoren negozio- edo hezkuntza-kontuetako buru-mapen txantiloietatik aukera dezakezu, edo zure buru-mapa txantiloiak sor ditzakezu hutsetik. Edozein buru-mapa adimen-mapa txantiloi-mapa bihur daiteke bere gaietako bati gida-ohar gehiago gehituz.